domingo, 24 de junho de 2012


                                                         UNIME-SALVADOR
                                      EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS

AS NOVAS TECNOLOGIAS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: POR ONDE COMEÇAR?

  Toda e qualquer profissão exige uma formação continuada, até porque o mundo está em constância mudança. É preciso que os professores estejam preparados para e com as TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação).
Apesar dos desafios que muitos educadores encontram com as tecnologias, é preciso compreender que a internet é um elemento agregador de valor ao processo de construção e re-elaboração do conhecimento e cabe ao educador disposição de pesquisador para saber utilizar as ferramentas no seu processo de formação como também no seu desenvolvimento profissional.
  Muitos educadores ainda se desesperam com as novas tecnologias pois perceberam que cada dia mais a tecnologia vai avançando e os alunos ficam cada vez mais "tecnológicos". Infelizmente, existe ainda um despreparo com a formação dos educadores pois muitos ainda não são adeptos ao uso das novas tecnologias.
 As TIC’S entram no espaço educacional, oportunizando mudanças nos diferentes níveis de classe. Muitos recursos surgiram para a educação, possibilitando que os educandos e professores possam estar interagindo com as tecnologias na aula e até mesmo fora dela.
Muitos professores com a antiga formação de magistério ficaram com a sua formação escolar estagnada e com o passar do tempo, o aluno de antigamente não é o mesmo aluno dos dias atuais. Os alunos dos dias atuais são seres dinâmicos e interativos, é preciso que o professor saiba se adequar as novas possibilidades tecnológicas para que, com isso, os educandos sejam estimulados todo o tempo.
  Em todo o mundo a proposta tecnológica é a de que tenhamos um  computador por sala na tentativa de acompanhar os avanços tecnológicos e possibilitar a adequação necessária para a metodologia que ficou para trás há muito tempo. Associada a esta hipótese, a de concepção de mudança, está à compreensão de que o educador tem como papel principal o de estimular os alunos a aprenderem a buscar e selecionar as fontes de informações para a construção do conhecimento, analisando-as e reelaborando-as.
  É necessário que o educador faça uso da formação continuada. Que o educador esteja sempre em constante estudo por que os tempos são outros e as mudanças acontecem em sala de aula todos os dias. Cada dia que se passa os alunos estão saindo e voltando com mais dúvidas e com mais aprendizados e isso tudo é trazido para a sala. O profissional da educação precisa estar qualificado para o mercado de trabalho.
  É inútil um educador conhecer as novas tecnologias mas não ter competência e habilidade. É preciso que o educador saiba usar as novas tecnologias como um mecanismo a acrescentar à aula. Saber direcionar o uso das TIC’S na sala de aula deve ser uma atividade "de responsabilidade", pois exige que o educador oriente por uma construção de conhecimento de modo a contemplar o desenvolvimento de habilidades  que estimulem ao aluno a compreender e refletir conforme acessam, armazenam e analisam as informações encontradas na internet. É fundamental conhecer as novas formas de aprender e ensinar, bem como de produzir, comunicar e representar conhecimento, possibilitadas pelas TIC’S, que favoreçam o pensamento crítico do educando.
  Adequar o espaço virtual à educação é uma tarefa que exige muita disciplina e espírito de pesquisa. O uso das novas tecnologias na formação do professor tem sido referência na busca de ofertar uma educação de qualidade e que oportunize ao aluno.Várias são as formas de construção de conhecimentos além do metodológico que o educador pode trazer para o seu cotidiano de aula: slides, CDs, computador, Internet, televisa, vídeos...
  É preciso que o educador saiba utilizar as novas e as antigas tecnologias, sejam elas quais forem na perspectiva de que tanto o educador quanto o educando comecem a ver a oportunização de um instrumento de apoio e de capacidade tecnológica com o intuito de indicar as informações como um auxilio de conhecimento e preparar os educados para atividade cognitivas, sociais, criticas e emocionais dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário