SOFTWARE EDUCATIVO- DOTS 1.0
SÉRIE: 3° ANO
ÁREA DE CONHECIMENTO: Raciocínio Lógico e Matemática.
PERÍODO: 2 (duas) semanas.
PROFESSORA: Lelia de Oliveira
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPECÍFICAS:
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Desenvolver Raciocínio Lógico e
Matemático, destacando situações similares de matemática e praticar a interação
em grupos.
·
Raciocínio Lógico Matemático.
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Apresentar o software educativo DOTS 1.0 no segundo período de aula.
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Explicar como se joga o software e propor que os alunos formem duplas para
utilizar o jogo.
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Deixar claro o conceito de equipe, mencionando a importância da interação em
grupos ou duplas.
Questionar aos alunos como foi o processo da atividade e como foi trabalhar em grupo
Como Jogar: Apenas com o uso do Mouse. O usuário "clica" sobre o espaço de dois pontos que deseja marcar e uma linha será traçada. Em cada estágio, a quantidade de pontos mínimos exigido será exibido junto da legenda: "GOAL". A cada estágio essa quantidade de pontos será maior.
Questionar aos alunos como foi o processo da atividade e como foi trabalhar em grupo
Como Jogar: Apenas com o uso do Mouse. O usuário "clica" sobre o espaço de dois pontos que deseja marcar e uma linha será traçada. Em cada estágio, a quantidade de pontos mínimos exigido será exibido junto da legenda: "GOAL". A cada estágio essa quantidade de pontos será maior.
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Observar o desempenho de cada dupla e a partir da pontuação de cada dupla,
analisar como foi o entrosamento de cada dupla.
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/software_dots.htm
Jogo: DOTS 1.0
COMO JOGAR:
Jogo de raciocínio lógico, matemático e muita estratégia. Ideal para crianças maiores de 6 anos. O objetivo é simples. O jogador tentará "tomar" uma casa, identificada por um quadrado com um valor dentro, ligando dois pontos de cada vez. Após três pontos ligados, quem ligar o quarto ganha a casa e os pontos. Quem conseguir mais pontos no final vence a partida.
Muito bom para trabalhar o Senso de lógica e matemática, etc.
O jogo vai exigir do usuário muita paciência e raciocínio estratégico.
O uso é muito simples e logo à primeira vista, o usuário deverá ficar bem à vontade. Não há contagem de tempo o que o torna indicado como ferramenta didática.
Como sugestão de uso, pode o educador estimular cada um a traçar sua própria estratégia, e testar outras possibilidades, como por exemplo, as idéias de outros alunos. Pode ser jogado em grupo.
REFERÊNCIAS:
1.0, dots. Disponível em <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/index.htm>. Acesso em 08 Jun 2012.
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