domingo, 24 de junho de 2012

PLANO DE AULA

SOFTWARE EDUCATIVO-  DOTS 1.0
SÉRIE: 3° ANO
ÁREA DE CONHECIMENTO:  Raciocínio Lógico e  Matemática.
PERÍODO: 2 (duas) semanas.
PROFESSORA: Lelia de Oliveira

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPECÍFICAS:
·       Desenvolver  Raciocínio Lógico e Matemático, destacando situações similares de matemática e praticar a interação em grupos.

CONTEÚDOS:
·         Raciocínio Lógico Matemático.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
·         Apresentar o software educativo DOTS 1.0 no segundo período de aula.
·         Explicar como se joga o software e propor que os alunos formem duplas para utilizar o jogo.
·         Deixar claro o conceito de equipe, mencionando a importância da interação em grupos ou duplas.
     Questionar aos alunos como foi o processo da atividade e como foi trabalhar em grupo
       Como Jogar: Apenas com o uso do Mouse. O usuário "clica" sobre o espaço de dois pontos que deseja marcar e uma linha será traçada. Em cada estágio, a quantidade de pontos mínimos exigido será exibido junto da legenda: "GOAL". A cada estágio essa quantidade de pontos será maior.

AVALIAÇÃO DE PROCESSOS:
·         Observar o desempenho de cada dupla e a partir da pontuação de cada dupla, analisar como foi o entrosamento de cada dupla.

REGISTROS RELEVANTES:
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/software_dots.htm
Jogo:  DOTS 1.0
COMO JOGAR:

Jogo de raciocínio lógico, matemático e muita estratégia. Ideal para crianças maiores de 6 anos. O objetivo é simples. O jogador tentará "tomar" uma casa, identificada por um quadrado com um valor dentro, ligando dois pontos de cada vez. Após três pontos ligados, quem ligar o quarto ganha a casa e os pontos. Quem conseguir mais pontos no final vence a partida.

Muito bom para trabalhar o Senso de lógica e matemática, etc.

O jogo vai exigir do usuário muita paciência e raciocínio estratégico.

O uso é muito simples e logo à primeira vista, o usuário deverá ficar bem à vontade. Não há contagem de tempo o que o torna indicado como ferramenta didática.

Como sugestão de uso, pode o educador estimular cada um a traçar sua própria estratégia, e testar outras possibilidades, como por exemplo, as idéias de outros alunos. Pode ser jogado em grupo.


REFERÊNCIAS:
1.0, dots. Disponível em <http://sitededicas.ne10.uol.com.br/index.htm>. Acesso em 08 Jun 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário