Irmão Urso (Walt Disney)
Sinopse:
Em busca de vingança por seu irmão ter sido morto por um urso, o índio Kenai acaba sendo amaldiçoado pelos espíritos da floresta e é transformado em um urso. Obrigado a viver sob a nova pele, ele começa a ver a realidade sob a ótica dos animais. Logo faz amizade com outro urso, Koda, mas se vê em apuros quando seu próprio irmão começa a caçá-lo.
Conteúdos: Valores familiares e amizade.
Plano de Aula
1. Competências e Habilidades
Conhecer os ensinamentos de responsabilidades de família, como união e respeito, que são passados de geração em geração.
Saber como os animais na floresta se protegem dos caçadores, quais os perigos e proteção nas montanhas, como vivem em seu habitat a partir da análise do filme Irmão Urso.
2. Conteúdo
Ciências: As estações do ano, animais vertebrados, invertebrados, selvagens e domésticos.
Língua Portuguesa: Construção de um texto descritivo.
3. Intervenção
Informar as crianças que hoje assistiremos ao filme "Irmão Urso" e que eles prestem bem atenção porque logo após faremos um diálogo para saber o que mais lhe chamou atenção.
O que os rapazes recebiam quando chegavam na maior idade? Quais os nomes dos três irmãos? O que significa o totem na família? Quem ia receber o totem? Qual o nome do totem de Kenai? O que aconteceu a Sitka? Qual foi seu sacrifício e por que? Quem ajuda Kenai na floresta? Em que Kenai se transformou? O que fez Denahi após a morte do irmão? O que desceu do céu na hora da transformação de Kenai? Qual o nome do totem de Sitka e Denhi? Onde aconteceu a luta de Sitka e de Kenai com o urso? Porque a ursa brigou com Kenai e Denai? Como era a união do urso quando Kenai chegou no seu habitat? O que Kenai procurava e quem mandou ele?
Depois do diálogo entre alunos e professora, sugerir que todos escrevam para alguém que mais gosta: irmão, amigo, pais, primo, expressando seu carinho por eles existirem na sua vida.
Na aula de ciências, mostrar a sequência das quatro estações do ano, trabalhando com a confecção de cartazes em equipe onde cada um vai apresentar uma estação e suas características como: roupas, alimentos, e como vivem as pessoas em cada estação.
4. Avaliação
Elaborar pesquisa sobre animais vertebrado, invertebrado.Propor que os alunos possam constyruir um mural informativo das características encontradas com gravuras.
5. Registros Relevantes
No final da aula indicar os pontos principais para uma reflexão e concluir se todas as atividades foram favoráveis para um bom entendimento doas assuntos relacionados, e melhor compreensão das crianças.
6. Recursos
Textos tipo carta, pesquisas, mural e o filme.
7. Referência
Intente, Livro: 3ª série
De olho no futuro, língua portuguesa
Cassia Garcia de Souza e Lúcia Perez Mazzio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário